quarta-feira, 30 de julho de 2008

Como usar o computador em atividades prazerosas


Sabemos que a informática na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se em mais uma possibilidade que o professor pode contar para a realização do seu trabalho, desenvolvendo atividades que propiciem uma reflexão por parte do aluno e realizando a interação entre as diversas disciplinas e os recursos que estas oferecem.
Utilizando a informática a serviço de projetos educacionais, propiciamos ao aluno as condições de trabalharem a partir de temas ou atividades sugeridas em sala de aula, onde com os recursos tecnológicos poderão ampliar seu conhecimento e melhorar o aprendizado.
A idéia de que qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais complexo só será válido quando o professor souber "como" utilizar o mesmo. De que adianta a tecnologia se a forma de ensinar continua sendo a mesma?
Há muito tempo, o valor do “jogar” e do “brincar” é reconhecido na Educação. O uso de jogos e brincadeiras auxilia na formação global da criança e é uma forma prazerosa de aprender. Nas últimas décadas, muitos tipos de jogos e brincadeiras foram desenvolvidos para a Internet e fazem enorme sucesso entre crianças.
São apresentados nos mais diversos formatos, incluindo jogos de raciocínio e simulações, constituindo-se assim em um universo a ser explorado.Para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos.
Veja Sugestão de sites com jogos e brincadeiras

Turma da Mônica
Ecokids
Sítio dos miúdos
Smartkids
Estadinho
Site do Senninha
Duende
Trem Encantado
Iguinho
Crianças uol

Um comentário:

Auxiliadora Padilha disse...

ei pessoal,
estava na internet fazendo umas pesquisas sobre recursos pedagógicos e adivinhem o que encontrei!!
O blog de vcs. Está muito bom. Deveriam dar continuidade,
bjs e saudades,
Dora