quarta-feira, 15 de julho de 2009

O rádio na sala de aula

Em tempos que a tecnologia está cada vez mais presente na educação, que tal trabalhar com a turma uma tecnologia antiga, mas super presente na sociedade?
Considerado uma mídia, o rádio opera como instrumento adequado para promover o debate e a interpretação dos significados no campo da educação, colaborando para a cidadania e a integração da comunidade.
Ainda que os avanços tecnológicos propiciem a invenção e a construção de outros equipamentos considerados mais modernos, o rádio permanece atual. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incluem os meios de comunicação social no espaço escolar, propondo ao educador trabalhá-los interdisciplinarmente.
Cabe ao educador conhecer a linguagem e a produção radiofônica, levando os educandos a compreender a função desse meio e sua atuação cultural e na sociedade, além de trabalhar conteúdos das áreas de linguagem e ciência e tecnologia.
O rádio pode possibilitar ao aluno compartilhar democraticamente com outros colegas o saber elaborado e novos conhecimentos. Ao trabalhar com o rádio, o educador e a escola estarão promovendo atitudes como: capacidade de trabalhar em equipe, atenção auditiva, compromisso ético, opinião pessoal e respeito pela opinião do outro.
O livro: Como usar o rádio na sala de aula (CONSANI, Marciel. São Paulo: Contexto, 2007) trás um conteúdo riquíssimo de utilização dessa tecnologia.

Nenhum comentário: